terça-feira, 13 de outubro de 2009

A empresa e o Meio Ambiente

A sociedade cada vez mais preocupa-se com a exaustão dos recursos naturais e com a degradação ambiental. Muitas empresas têm respondido a essas preocupações elaborando produtos e utilizando processos cada vez mais “verdes”. A performance ambiental dos produtos e processos tem se tornado uma questão-chave.

Por essa razão, de uma forma crescente, as empresas vêm envidando esforços para pesquisar novas formas de minimizar seus impactos sobre o meio ambiente. Várias dessas empresas têm identificado nesse processo grandes vantagens econômicas e têm ido além das exigências legais ou daquelas estabelecidas nas normas de sistemas de gestão ambiental, como a NBR ISO 14001.

Avaliação do Ciclo de Vida: ACV nesse contexto é uma ferramenta importante de aprimoramento do processo produtivo e dos produtos de uma empresa. Sua abordagem de todo o ciclo de vida do produto permite a identificação e avaliação das fases críticas do processo industrial ou do produto ou serviço.

Estimativa dos Impactos: A ACV permite a estimativa dos impactos potenciais cumulativos resultantes de todos os estágios do processo produtivo, freqüentemente incluindo impactos não considerados nos outros processos tradicionais de análise. A inclusão desses impactos permite uma visão mais abrangente dos aspectos ambientais dos produtos ou processos e um quadro mais apurado das efetivas trocas ambientais na seleção de produtos.

Dessa forma, a ACV ajuda os tomadores de decisão a selecionar seus produtos e processos de forma a causar o menor impacto ao meio ambiente. Essas informações podem ser usadas juntamente com outros fatores, tais como custos e dados de performance, para a seleção dos produtos e processos.

Dados: Os dados da ACV identificam as transferências dos impactos ambientais de um meio para outro (por exemplo, a eliminação de uma emissão para o ar acarretando uma emissão de efluentes para a água) ou de um estágio do ciclo de vida para outro (por exemplo, do uso ou reuso do produto para a fase anterior de aquisição de matérias-primas).

Se uma ACV não for realizada, tais transferências podem não ser identificadas e apropriadamente incluídas nas análises, já que estão fora dos escopos típicos das análises tradicionais ou do foco dos processos de seleção de produtos.

Ao se fazer uma seleção, por exemplo, entre duas alternativas de produtos utilizando-se critérios puramente ambientais, pode-se ser tentado a escolher a alternativa 1 porque gera menos resíduo sólido que a alternativa 2. No entanto, depois da realização de um estudo de ACV, é possível concluir que a alternativa 1 acarreta, na realidade, maior impacto ambiental para todo o ciclo de vida quando é medido o impacto nos três meios (ar, água e terra) (exemplo: pode causar mais emissões químicas durante a fase de manufatura).Uso na Indústria: A indústria tem utilizado essa ferramenta, entre outros, para os seguintes usos:

desenvolvimento de uma avaliação sistemática das consequências ambientais associadas com um dado produto;
análise das trocas ambientais associadas com um ou mais produtos ou processos específicos para obter dos tomadores de decisão (estado, comunidade e outros) aprovação para alguma ação planejada;
quantificação das emissões ambientais para o ar, água e terra em relação a cadda estágio do ciclo de vida ou ao processo que mais contribui;
avaliação dos efeitos dos consumos de materiais e das emissões ambientais sobre o meio ambiente e sobre o homem;
identificação de áreas de oportunidade para uma maior eficiência econômica;
na concepção e desenvolvimento de produtos.
Gerenciamento Ambiental na Indústria: a ACV facilita o gerenciamento ambiental na indústria, uma vez que sistematiza as questões associadas ao sistema de produção, melhora a compreensão do processo de produção e facilita a identificação de prioridades para tomadas de decisão.

É importante ressaltar ainda que uma pequena ou média empresa talvez não tenha condições de conduzir um estudo deste tipo. Porém, ainda assim, a idéia e o conceito da ACV podem ser aplicados pelas pequenas e médias empresas ao conceberem e desenvolverem os seus produtos ou serviços.

Esta abordagem chamada Life Cycle Thinking, possibilita que as pequenas e médias empresas levem em consideração não apenas os aspectos ambientais da sua fase na cadeia de fornecimento, mas também das fases anteriores e posteriores, fornecendo produtos ou serviços melhores do ponto de vista ambiental, com os consequentes benefícios diretos e indiretos daí advindos.

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